Artigos

Imprimir
PDF

Gonartrose

Escrito por Edgard Ibrahim Elias Filho on 27 Abril 2011. Posted in Saúde

Definição:

Gonartrose, ou osteoartrose do joelho, é uma doença de caráter inflamatório, degenerativo e progressivo, que provoca a destruição da cartilagem articular e leva a uma deformidade da articulação, podendo ser de origem traumática , infecciosa, pos meniscectomia, lesão ligamentar ou qualquer outra agressão articular, mas também pode surgir sem causa aparente.

A gonartrose atinge mais o sexo feminino que o masculino. Por causa das diferenças anatômicas entre os dois sexos: como maior diâmetro transversal da bacia feminina o que aumenta o valgo do joelho.

Sintomas:

Os sintomas variam em função da gravidade das lesões

• Dor relacionada a exercício físico;
• Dor ao repouso;
• Dor noturna;
• Rigidez após inatividade (tempo parado);
• Perda de movimento;
• Sensação de insegurança ou de instabilidade;
• Limitação funcional;
• Incapacidade.

Imprimir
PDF

Fratura de Colles

Escrito por Edgard Ibrahim Elias Filho on 27 Abril 2011. Posted in Saúde

O QUE É

São as fraturas que ocorrem no terço distal do radio, no punho, com desvio dorsal, isso é, para cima do radio.

COMO OCORREM

Ocorrem após queda, normalmente, em pessoas idosas, mulheres com osteoporose, da própria altura sobre o punho em dorsiflexão, podendo ocorrem também, em menor escala, em crianças de 06 a 10 anos.

CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS

Dor intensa, edema de aparecimento imediato ao trauma, na grande maioria das vezes é derrame originado da fratura e não edema, deformidade em “garfo” do punho, podendo variar de pequena deformidade até as muito acentuadas interessando inclusive a circulação do punho.

Imprimir
PDF

Fibromialgia

Escrito por Edgard Ibrahim Elias Filho on 27 Abril 2011. Posted in Saúde

O que é?

A Fibromialgia pertence ao grupo das síndromes de dores musculoesquelética idiopática difusa, ou seja, dor musculoesquelética generalizada e prolongada, com rigidez nas partes moles (músculos e tendões), sensação de cansaço intenso.

Sintomas principais

Atinge principalmente mulheres adultas, alterando o humor, o sono, o comportamento social.
Dor difusa e generalizada por todo o corpo.
A intensidade da dor varia. acontece ambos os lados do corpo, nas extremidades superiores e inferiores dos membros.
O sono fica irregular e, a pessoa acorda mais cansada do que quando se deitou.
Cansaço intenso e diminuição da capacidade física, dores de cabeça, sensação de inchaço dos membros (apenas a sensação).
Ansiedade e depressão.

Imprimir
PDF

Epicondilite Lateral (Cotovelo de Tenista)

Escrito por Edgard Ibrahim Elias Filho on 27 Abril 2011. Posted in Saúde

Definido especificamente como uma lesão que afeta a origem dos tendões extensores do punho, Também conhecido como "cotovelo de tenista".

Ocorre em indivíduos cuja ocupação ou esporte envolve uso excessivo dos extensores do punho ou pronadores do ante braço, também podendo ser provocada por uma disfunção cervical

Jogadores de tênis e arremessadores, trabalhadores manuais como jardineiros e marceneiros ou outras pessoas que necessitam de movimentos que incluam tensão e repetição no cotovelo também podem sentir os mesmos sintomas e serem igualmente limitados por estes.

Imprimir
PDF

Dor do Crescimento

Escrito por Edgard Ibrahim Elias Filho on 27 Abril 2011. Posted in Saúde

A dor do crescimento é a causa mais comum de dor nos membros. Este é um termo de certa forma incorreto, uma vez que nunca se provou a relação entre as dores e estatura, peso ou velocidade de crescimento. O crescimento da criança é tão lento que é improvável que ela sinta dor. Além disto, algumas crianças que cresceram sem nunca terem demonstrado este tipo de queixa, alcançaram estaturas iguais ou superiores àquelas que tiveram diagnóstico de dor do crescimento.

Infelizmente, esta denominação foi consagrada pelo uso, pois é capaz de tranqüilizar a família que a aceita como um evento passageiro.