Metatarsalgias

1. O que é:

Metatarsalgias são várias afecções que se caracterizam por produzir dor no ante pé (parte da frente do pé, logo antes dos dedos) e, na maioria das vezes, calosidades nessa mesma região após sua instalação.

As metatarsalgias acometem os adultos, sendo raras nas crianças.

É predominante no sexo feminino, numa proporção de 8:1 o que demonstra a  importante participação do tipo de calçados no seu aparecimento.

Segundo Viladot (1960), 92% das metatarsalgias são de origem mecânica e os demais 8% são atribuídos às demais patologias.

As Metatarsalgias podem ser Difusas, quando acomete todo o ante pé ou uma parte dele, ou Localizadas, quando a sintomatologia atinge uma área tão específica que pode ser detectada a estrutura anatômica envolvida.

 

A distribuição do peso do corpo em posição ortostática e em deambulação é de:

 

Calcanhar 60%.

Ante pé 32% dos quais 28% nas cabeças dos metatársicos e 4% nos dedos.

As cargas distribuídas no ante pé durante a marcha, concentram-se nos três metatársicos centrais, predominando sob o II raio. A participação do I e do III são semelhantes e bastante superiores às do IV e V metatársicos.

2. Quadro clínico:

A principal queixa é a dor diretamente ligada a marcha ou ao ortostatismo prolongadas.

No inicio, a dor é geralmente leve, pouco incapacitante e melhora com o repouso. tornando-se intensa, constante e altamente incapacitante.

O achado de exame mais comum são os calos onde há descarga incorreta de peso.

O exame detalhado do pé visa não só avaliar as variações da anatomia como também a mobilidade dos metatarsos para se traçar o tipo de tratamento.

3. Tratamento:

Clínico:  Baseia-se na correção da distribuição correta das cargas no apoio pé, confeccionando palmilhas para tal, correção do uso do calçado para cada tipo de pé.

Cirúrgico: Só deve ser indicado quando se esgotarem os meios clínicos e baseia-se na correção das deformidades fixas dos ossos do pé e/ou outras deformidades advindas das patologias de base que causaram a metatarsalgia

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar