Lombalgia

O que é?

Lombalgia significa dor nas costas, e não é um diagnóstico, apenas um sintoma que pode ou não estar relacionado com alguma doença.. Pode ser acompanhada de irradiação para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas na distribuição do nervo ciático (dor ciática), ou ainda para virilha.

Quem tem?

A lombalgia é um problema extremamente comum, só perde para o resfriado comum. Mais de 80% da população mundial desenvolve dorsalgia em alguma etapa de suas vidas, sendo que a maioria dos episódios não é incapacitante. È de longe a maior causa de afastamento do trabalho.

O que causa?

A dorsalgia pode ser influenciada por deficiência ou má qualidade crônica do sono, fadiga física e psíquica, má postura (ver televisão deitado, dormir em posições ruins), por esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, posição não ergonômica no trabalho (essa é a causa mais freqüente para a torção e distenção dos músculos e ligamentos lombares), osteoartrose da coluna; osteofitose (bico de papagaio) e osteoporose, degeneração dos discos intervertebrais - hérnia de disco.

Como se trata?

Repouso relativo em boa posição, analgésicos e antiinflamatórios não hormonais, relaxantes musculares, programa de recuperação física e fisioterápica, hidroginástica, correção postural, melhoria dos postos de trabalho.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar